teste

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

33 comentários:

O montinho marrom se chama Adaílton.

% da amostra. 'E uma função densidade.

Mas o Tomibini acha que o mundo vai acabar e a inflação vai cair, ele coordena as expectativas preconizando o pior dos mundos. Triste...
M.

Bom Alex isso é favas contada. A pergunta é: Dilma afirma que quer Selic a 9%a.a. em 2012 e com gastos em alta, quanto a inflação poderá alcançar em 2012?

Podemos chegar a dois dígitos em 2012? Já estamos a 7% a.a. bastaria um choque de oferta para nos levar aos dois dígitos?

Mudando de assunto, não vai ter bolão do Nobel?

Voto no Søren Johansen.

Abs,

Renato

Anônimo-3 de outubro de 2011 14:50,

Deve ser por isso que ela está viajando bastante.

O que pode livrar a cara da presidente eh uma crise mais profunda na economia global que venha bater aqui tambem. Mas sem um derretimento da economia global, acho pouco provavel que a aposta da presidente vai ser bem sucedida. Ainda cravo 6.5% para 2012, com vies de alta.

O que adianta a selic cair a 9% ao final de 2012 como resultado de uma mega crise internacional e impactos na atividade no Brasil. Assim que o país começar a se recuperar, pressões inflacionárias surgirão de todos os lados e o Bacen terá que aumentar de novo os juros, como já vimos esse filme antes!

Eu realmente nao entendo esse argumento de que o Bacen tem que aproveitar a crise para abaixar juros... o Bacen deveria estar buscando uma queda permanente na selic, não um choque de curta duração...

O que adianta a selic cair a 9% ao final de 2012 como resultado de uma mega crise internacional e impactos na atividade no Brasil. Assim que o país começar a se recuperar, pressões inflacionárias surgirão de todos os lados e o Bacen terá que aumentar de novo os juros, como já vimos esse filme antes!

Eu realmente nao entendo esse argumento de que o Bacen tem que aproveitar a crise para abaixar juros... o Bacen deveria estar buscando uma queda permanente na selic, não um choque de curta duração...

Não estou convencido que uma crise global salve a presidente. Meus motivos:

Indexação do salário mínimo, com efeito em vários outros salários. Se este ano estamos com greves para todo lado (bancos e correios estão em greve agora) imagine ano que vem com aumento de quase 14% no salário mínimo. O mesmo acontecerá em 2013 pelas regras atuais.

Gastos do governo em alta. A copa do mundo per si já exige muitos gastos, some-se os gastos com obras de transportes e etc. O governo também anunciou previsão de quase 55 mil vagas para concurso. O gasto alto continuará em 2013 e 2014, com as Olimpíadas podem ir até 2016! Além de tudo isto tem o Minha Casa. Minha Vida. O governo estará disposto a enfrentar uma eleição com menos de 10% das casa entregues? Mais gastos...

Banco Central contra a parede. Considerando o baixíssimo nível de desemprego o BC poderia ter ganho credibilidade para usar em uma reação a uma eventual crise, atirou muito cedo e pode ficar sem bala na hora certa.

Ela e o Tombini estão apostando no apocalípse, Deus nos livre.

Nem O (6.5%) nem Tombini (4.5%)

Fico com a meta 'implicita' de 5.5% que parece ser o objetivo do nosso amigo Mantega, o principal policy maker..


The Anchor

A tragédia já estava anunciada quando da primeira entrevista coletiva do Mantega e do Trombini. Juntos, o Trombini só dizia amém enquanto o Mantega deitava falação. Ali já tava na cara quem mandava e que obedecia.

Isso é o BC perdendo credibilidade... o pior é que os picos estão bem acimda dos 4,5 e em semtembro o gráfico deu uma deslocada para a esqueda...

"Fico com a meta 'implicita' de 5.5% que parece ser o objetivo do nosso amigo Mantega, o principal policy maker.."

E vc acha que se o Mantega mirar no 5.5% ele consegue acertar?

Essa conversa do Mantega e da Dilma de aproveitar a crise mundial para abaixar os juros brasileiros esta horripilante. Pior eh que o Tombini andou falando tambem em aproveitar a crise para rebalance macro policies. A galera que deu duro para construir a credibilidade do Bacen na ultima decada deve estar bem feliz. Nao eh Alex?

Acho que o BC adotou o MAIA, aquele modelo que prevê que o mundo vai acabar em 2012...

Se o BC estiver certo (crise, deflação mundial, selic 8%, inflação no Brasil tanto faz se é 4%,5% ou 6%). Mas se estiver errado, sem crise nem crash, a inflação segura no 7% e olha pro "infinito e além", a Selic fica travada no 12%, tops. De certo na vida só temos a morte e os impostos subindo...
Fernando A.

Alguém explica esse gráfico pros estudantes de graduação, pelamordedeus? Tks.

Oi Ricardo:

O gráfico mostra a distribuição das expectativas de inflação coletadas pela pesquisa Focus. Tipicamente são relatadas as medidas de tendência central (média e mediana), assim como uma medida de dispersão (desvio-padrão).

Todo início de mês o BC publica um gráfico como este, mostrando a distribuição das expectativas. O eixo horizontal é a expectativa de inflação e o eixo vertical mostra a % da amostra que respondeu aquele valor (mais precisamente, porque o BC agrupa em intervalos, a forma correta de ler o gráfico seria: no dia 30/set, 20% dos que responderam a pesquisa esperavam a inflação entre 5,4% e 5,6%, ok?).

Por que o gráfico é interessante?

Porque entre o BC decidir baixar inesperadamente os juros (31/ago) e a pesquisa mais recente (30/set), não apenas a mediana das expectativas de inflação para 2012 saltou de 5,2% para 5,5%, mas, principalmente, a distribuição toda se deslocou para a direita relativamente às observações de 31/ago, mostrando uma deterioração ainda mais considerável das expectativas da que é capturada pela piora da mediana.

Abs

Meus Caros,
Não tenho modelinho dinâmico, não sou particularmente fã de economia monetária (não digo que não seja séria, só digo que gosto de outras coisas), mas a inflação (e as expectativas) estão se acelerando, as contas fiscais estão se deteriorando e o crescimento está se desacelerando fortemente. E o Bacen ainda diminui a taxa de juros e mostra explicitamente que pretende, a partir de agora, combater a inflação com frases sem sentido. Eu definitivamente não estou entendendo estas opiniões. Me parece impossível a inflação ficar dentro da meta em 2011 (vai ficar bem acima) e em 2012 (os caras não vão combater a inflação). E isto tudo com forte desaceleração econômica. Se a crise mundial bater forte, a economia se desacelera mais E A INFLAÇÃO CONTINUARÁ SUBINDO!!!! Não existe NENHUM fator que explique porque a inflação cairia.
saudações

Meu caro aí você encorre em um erro, se a demanda se retrair fortemente, os preços tendem a se estabilizarem ou a caírem fortemente. A inflação é um fenomeno monetário, mas não desconexo da economia.

" E vc acha que se o Mantega mirar no 5.5% ele consegue acertar? "

O,

Ele vai acertar o 5.5% jurando que estava tentando o 4.5% e culpando a guerra cambial, o governo chines, o charles barkley, o camanducaia ou qualquer outra coisa que lhe for conveniente



The Anchor

"Meu caro aí você encorre em um erro, se a demanda se retrair fortemente, os preços tendem a se estabilizarem ou a caírem fortemente. A inflação é um fenomeno monetário, mas não desconexo da economia."

Como a demanda vai cair fortemente se o governo vai ter de gastar para concluir as obras da copa e das olimpíadas?

Como os preços vão se estabilizar se o salário está indexado?

Os anos 80 mostraram claramente que uma economia indexada com políticas monetária/fiscal "frouxa" pode levar a inflação mesmo com recessão ou até uma depressão.

Qual a participação dos gastos do governo no PIB? Copa e Olimpiadas não é o que preocupa, pois trata-se investimento, o que preocupa são os gastos correntes crescentes isso sim.
Olha eu concordo que inflação com recessão ok, tivemos na década de 80, com depressão acho que só a hiperinflação alemã e olhe lá, pois os motivos foram as reparações de guerra impostas à Alemanha. Agora o país mudou muito dos anos 80 para cá, mas concordo que os petistas são saudosistas pra cacete!

“Neste caso retiro a indicação do Kocherlakota e indico o Mulligan. Além de pentelhar o O ele explica porque filho de Renan, Renanzinho é.”

O Kocherlakota tem bastante trabalho interessante. Eu acho que ele está errado em suas opiniões sobre política monetária, mas ele merece respeito pelo conjunto da obra.

Já o Mulligan e o Ohanian são outra história. O primeiro baba na gravata, tenho certeza que deve sofrer de algum grau de autismo; enquanto o segundo é um picareta ideológico.

"Copa e Olimpiadas não é o que preocupa, pois trata-se investimento..."

E desde quando gastos em investimento não afetam a demanda agregada?

Ao anônimo das 20:06,

Não consigo imaginar melhor exemplo de gasto inútil, no sentido keynesiano ou malthusiano, do que a construção da Arena das Dunas... pensando bem, o estádio de Mato Grosso, ou o de Manaus, pode ser um exemplo melhor.

Pouca gente define o que é uma depressão, uma recessão e uma grande depressão. Se considerarmos a definição do Kehoe o Brasil teve uma Grande Depressão nos anos 80. Se estiver usando outra definição seria conveniente dizer ou citar qual a definição.

O Kocherlakota é um grande economista e, no devido tempo, pode vir a ganhar um Nobel. Definitivamente não agora. O trabalho dele me interessa, entre outras coisas, porque estou investindo na literatura de política fiscal especificamente na possibilidade dos wedges ótimos serem diferentes de zero.

Quanto ao Ohanian, não compartilho da tua avaliação. Acho que ele teve uma sacada interessante que chamou atenção de um bocado de gente boa. Não se trata "apenas" de um paper, trata-se de uma seção da AER (naquelas edições de maio, mas vá lá), uma ou duas edições da RED e um livro editado pelo Kehoe e pelo Prescott (vai dizer que é um velho gagá e blah, blah, blah mas ganhou um Nobel por explicar as forças que geram o ciclo econômico...). Não é pouca coisa mas definitivamente também não vale um Nobel.