teste

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

De Volta à República dos Abestados

Um dos comentários a meu post “A República dos Abestados” de 20 de agosto é representativo do zeitgeist descrito naquele post, portanto merece os holofotes e uma resposta cheia de novas indagações.

Um anônimo fez um copia-e-cola de uma fala ou texto do Jim O’Neill, o economista da Goldman Sachs, seguido de um comentário próprio:


Jim O’Neill: “Penso que o Lula tem sido muito mais astuto do que muitos dos analistas locais acreditam. Creio que o Lula é um dos mais, se não o mais interessante, de todos os criadores de políticas do G20 na última década. E em parte, é porque ele sabe que para adotar políticas econômicas ortodoxas no Brasil — um grande país em desenvolvimento — ele precisa, por outro lado, adotar outras políticas, como o aumento do número de servidores. E eu aplaudo as políticas de Lula.”
Anônimo: “volta pra escolinha de economia.”

Achei a fala intrigante.

Quem deve voltar para a escolinha de economia? Jim O’Neill? Lula? O Alex? Eu?

Infelizmente nosso anônimo não prima pela clareza em seu texto.

Então passei a indagar-me sobre o que poderia estar passando embaixo das telhas daquela criatura de Deus.

Por acaso ele acha que o Alex, um ex-membro da equipe econômica do Lula, não considera Lula astuto ou suas políticas meritórias de aplauso? Eu não faço a mínima idéia, nunca perguntei nem vou perguntar agora, assim como não faço hipótese alguma sobre suas preferências eleitorais. Tudo que sei, aprendi da leitura de seus textos que não escondem uma ponta de orgulho de sua passagem pelo governo Lula, onde fora bem-sucedido além de qualquer dúvida.

Ou o anônimo talvez ache que eu discordaria da fala de Jim O’Neill? Gostaria de saber o que o anônimo pensa de minhas preferências políticas. Sou Serra? Marina? Dilma? Semana passada mesmo, eu encontrei um documento oficial do governo Lula onde um documento não publicado que escrevi em defesa de alguns aspectos da política econômica brasileira é citado extensivamente. O mínimo que posso dizer sobre os formuladores de política econômica que o Lula emprega é que eles usam de bom senso na escolha de seus argumentos de autoridade :)

Ou talvez o anônimo discorde da avaliação do O’Neill que o Lula teria usado de astúcia para vender às massas um pacote de políticas econômicas ortodoxas?

5 comentários:

"Perda de tempo" e' um tag excelente para este seu post. Maravilha!

A questao realmente nao e so o Lula foi astuto (isso e obvio, tanto pelo fome 0, quanto pela manutencao da politica economica/BC de FHC), mas o que ocorre quando a Dilma ganhar.

Sera que a erosao nas instituicoes (incluindo o BC), o gasto do governo, o uso do BNDES, a interferencia direta do governo na economia (e.g., Telebras), e o aumento do aparelhamento do estado nao podem trazer muitas consequencias negativas (nao que riscos similares em algimas dessas areas nao exitam com o Serra)

O principal risco é a bolivarianização, mas se a Dilma for astuta, ela isola a turma de seu partido que quer coibir liberdades e rouba da oposição sua última bandeira.

Jaime

Tenho certeza que o candidato do "O" é o Rui Costa Pimenta!