teste

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ranking de economistas brasileiros

Eu gosto do ranking da REPEC, apesar de ser obviamente imperfeito (como qualquer outro ranking!), mas parece-me razoavelmente correlacionado com o meu entendimento pessoal de quem são os economistas acadêmicos brasileiros com mais publicações de qualidade.

http://ideas.repec.org/top/top.brazil.html

Um defeito é que para participar deste ranking, o economista tem que se registrar no REPEC e alguns economistas de primeira linha não são registrados, por exemplo, o Aloisio de Araujo.

53 comentários:

Let me have a wild guess: V. está entre o décimo e o décimo sexto, não, "O"?

E qual o seu ranking, O ?

E qual os melhores economistas brasileiros nao academicos ?

JA

Eu gosto do meu ranking, acho que reflete com acurácia onde eu deveria estar, considerando minhas contribuições até o momento.

"E qual os melhores economistas brasileiros nao academicos ?"

Excelente pergunta, apesar da gramática sofrível.

Meu voto vai para o Delfim.

Sobre o ranking, fiquei bastante surpreso ao encontrar o Bresser. Mas como o próprio "O" disse, nenhum ranking é perfeito.

E lá está também nosso amigo Oreiro. Nenhuma surpresa. Ao ver seu nome lá, me ocorreu a seguinte questão, que gostaria de submeter à análise dos colegas blogueiros.

Que tipo de acadêmico deveríamos desprezar com maior vigor:

a) os da estirpe do Sr. Oreiro, que explicitamente caçam papers a laço, persuadindo seus orientandos a lhes dar co-autoria, mas que, em um certo sentido, atuam ativamente na academia, seja orientando novas pesquisas, seja participando de congressos e discutindo ídeias com seus pares ou

b) o tipo sábio enclausurado, que após ter alcançado alguma projeção acadêmica no passado, vive décadas e décadas perambulando pelos corredores de alguma instituição de ensino, sem pesquisar nem produzir nada, apenas publicando algum texto jornalistico aqui e ali para manter-se em evidência - nesta categoria temos Belluzzo, Mario Possas, entre muitos outros.

Abraços do Pai Alex.

Dos 20 melhores ordenados, quantos têm publicações em Top Journals?

Para o ranking dos economistas, sugiro o texto do Faria, Araujo Jr e SHikida:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-80502007000300004&script=sci_abstract&tlng=pt

O Rodrigo Soares tem um monte. Ele que se cuide porque eu ainda vou chegar ao lugar dele. Por bem ou por...

"b) o tipo sábio enclausurado, que após ter alcançado alguma projeção acadêmica no passado, vive décadas e décadas perambulando pelos corredores de alguma instituição de ensino, sem pesquisar nem produzir nada, apenas publicando algum texto jornalistico aqui e ali para manter-se em evidência - nesta categoria temos Belluzzo, Mario Possas, entre muitos outros."

Pai do Alex, fala o que voce sabe SEU BOSTA... Me diga em qual jornal o Mario Possas ja escreveu??? Vc ta falando MERDA, o que nao sabe. Pronuncie-se a respeito do que vc sabe... Senao é melhor ficar caladinho...

Alex viu o discurso de Bernanke defendendo a redução o Déficit público?

Isso contradiz a sua "idéia" de jogar mais "demanda".

"Alex viu o discurso de Bernanke defendendo a redução o Déficit público?

Isso contradiz a sua "idéia" de jogar mais "demanda"."

Ivo:

Eu sei das suas limitações e de quanto é difícil acessar a internet da APAE, mas, hã, você tenta aumentar a demanda quando ela está fraca e diminuí-la quando está forte (é um pouco mais complicado, mas você não tem condições de entender mesmo).

O Bernanke fala em reduzir o déficit quando a economia se recupera; não falou quando a economia mergulhava. Você notou? (Pergunta retórica: eu sei que não).

O,

a pergunta não foi sua posição no ranking, e sim quem você colocaria nas cabeças dessa lista e por volta de qual posição...

JA

Falto somente os dois brasileiros mais citados internacionalmente:

Aloísio Impa - EPGE
Mauro Boianovsky - UnB

entre outros

Marilda Sotomayor..

"Pai do Alex, fala o que voce sabe SEU BOSTA... Me diga em qual jornal o Mario Possas ja escreveu??? Vc ta falando MERDA, o que nao sabe. Pronuncie-se a respeito do que vc sabe... Senao é melhor ficar caladinho..."

Prezado colega blogueiro, tens razão. O Sr. Possas não costuma escrever para jornais.

Para corrigir minha classificação, digo que incluo na categoria (b) economistas que, quando muito, publicam em jornais. Mas economistas que nem isso fazem, como o Sr. Possas, também pertencem a ela, uma vez que ela inclui academicos acomodados que não publicam bulhufas.

Satisfeito, Sr. Anônimo?

Pela paixão contida em seu comentário, suspeito que seja discípulo do Sr. Possas. Talvez orientando em algum projeto de pesquisa macrodinâmico-evolucíonário, ou simples aluno devoto de graduação.

Seja como for, sugiro que chame seu tratador na chincha e exija a troca de sua ração, pois, com diz Alex, a falta de ferro em sua alimenção é patente.

Abraços do Pai Alex.

PS: Sr. Anônimo, sua ínfima capacidade cognitiva o levou a um engano, uma vez que não sou pai do Alex. Sou apenas o Pai Alex. É apenas meu nome, oras...

"Falto[u] somente os dois brasileiros mais citados internacionalmente:"

Lula e Pelé?

O, comenta ai o artigo do Serrano...

De fato minha capacidade cognitiva limitada (infima eu nao diria) me levou a te confundir com o Pai do Alex. Assim posso voltar atras e te pedir desculpas, Pai Alex.

Mas o fato de voce ser um BOSTA que fala MERDA, isso eu nao retiro.

Alem disso voce deve ser muito bem-entendido de modelos macrodinamicos evolucionarios. A forma com que voce tratou o tema é uma forma de quem realmente entende... Diga la entao, quais seriam os erros ou as criticas dos modelos macrodinamicos evolucionarios, hein Pai Alex???

Abraçao do Sr. Anonimo.

Muito ruim... Nem merece ser comentado.

Deconstruir a obra do Serrano... Qualquer aluno de graduação pode fazer isso...

Além do Aloísio Araújo (EPGE-FVG), eu também sinto falto do Marcelo Moreira (Columbia) e Flávio Cunha (UPenn).

Pitaco econômico, concordo com o Bernanke e ainda sugiro uma redução dos gastos do governo brasileiro. Não estou falando em investimentos.
Abs

“Além do Aloísio Araújo (EPGE-FVG), eu também sinto falto do Marcelo Moreira (Columbia) e Flávio Cunha (UPenn).”

É uma lista de economistas trabalhando no Brasil ou com ligações com alguma instituição brasileira listada no REPEC. Falta o Scheinkman também.

Muito bem lembrado Anônimo.
Abs

"O",porque não volta pra academia? Com o seu Phd no MIT acho que daria boas contribuições.

ABS!

1.Não sou do MIT
2.Faço minhas contribuições aqui mesmo, não tenho paciência para publicar

Pode-se aumentar a demanda via expansão fiscal desde que se faça a lição de casa.

EUA de 2002 a 2008 não reduziu a divida pública.Aumentar a relação divida/pib de 40% para 80% não é la um ato responsavel.

O melhor a fazer era deixar os bancos quebrarem (o custo para o contribuinte seria ZERO).Bastava injetar liquidez que a crise se resolveria.

Em 1920, como consequência do fim da Guerra, a economia apresentou desemprego de 21%.

Em 1921, o desemprego já estava em 2%.

Advinhe o que o governo fez?

"O melhor a fazer era deixar os bancos quebrarem (o custo para o contribuinte seria ZERO).Bastava injetar liquidez que a crise se resolveria."

Na Dimensão Z (de zurro, não podemos esquecer) talvez. No planeta Terra o produto industrial global caiu 8% em 6 meses; nos EUA 11%.

Mas o que são dados para alguém que já tem as respostas?

"O",

Pelo seu notável senso de humor e pelas incansáveis tentativas de melhorar a compreensão de fenômenos econômicos dos discípulos heterodoxos por meio do exercício da auto-crítica, acho que vc. é o 16o. da lista.

Como o Alex falou, custo zero para o contribuinte e economia só na Dimensão Z. Quando um banco quebra, várias informações privadas são perdidas, por exemplo, o histórico dos clientes. Isso gera mais incertezas na economia.

O importante, no caso americano, é melhorar a regulação do sistema bancário, evitando enormes flutuações e crises como em 2008. Utilizando um jargão entre os economistas, "um espirro na economia americana é uma epidemia de gripe no mundo. O problema é quando os Estados Unidos têm o H1N1".

O é o Irineu de Carvalho Filho do FMI, vale a pena sempre lembrar...

O "O" eh uó.

O u auê aí ó!

"O":

Acepções
■ substantivo masculino
1 décima quarta letra e quarta vogal do nosso alfabeto
Obs.: cf. 1ó
2 Derivação: por metonímia.
a forma dessa letra
2.1 Rubrica: artes gráficas.
tipo que imprime essa letra
2.2 Rubrica: artes gráficas.
matriz que funde esse tipo
2.3 Rubrica: artes gráficas.
punção que gera essa matriz
3 Rubrica: fonética.
letra que representa a vogal posterior média arredondada oral, aberta como em sola ou fechada como em voa
■ apositivo
4 diz-se do elemento de uma série que sucede ao designado pela letra n
Ex.:

Etimologia
décima quarta letra do alfabeto lat., pronunciada na tradição port. como ó ou ô, dividida em breve e longa e anotada didaticamente ò e ó, a que correspondiam duas letras do alfabeto gr.: a 13ª, anotada o, O e chamada omicro ou omícron, equivalente ao ò (o breve) latino, e a 24ª letra do alfabeto gr., anotada w ou W e chamada ômega (gr. ô méga literalmente 'grande o'), equivalente ao ó (o longo) latino; daí transliterar-se o o, O gr. pelo ò breve latino, que corresponde ao o aberto/ó/ port., e transliterar-se o w ou W gr. pelo ó longo latino, que corresponde ao o fechado/ô/ port.

Parônimos
ô(interj.) e oh /ô/ (interj.)

Homônimos
o(art.def., pron.p. e pron.dem.), ó(s.m. 'nome da letra o' e interj.) e oh /ó/ (interj.)

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=O&stype=k

O = Oreiro?

Sério! Não é possível que estejamos lidando com um caso de personalidades múltiplas? Eu já ouvi falar de personalidades múltiplas emergindo após uma grande humilhação.

Eu tenho um parecer para escrever hoje à noite, se conseguir dar conta, pego minha REP para comentar o Bresser Pereira ou o Serrano.

O Tio

"Eu tenho um parecer para escrever hoje à noite, se conseguir dar conta, pego minha REP para comentar o Bresser Pereira ou o Serrano."

Eu voto no Serrano, a gente já conhece os erros do Bresser.

abs

"O", e agora?
Quem poderá te defender?

"O", o que está fazendo aí, moderando comentários?

Vá logo resenhar a coluna do Serrano.

Isso mesmo, a REP tem vários colunistas, que publicam textos número sim número não. Bresser, Gala, Orelhudo etc.

Piada do dia:

Diálogo.
A: puta merda, que cheiro de rola!
ECONOMISTA ANÔNIMO: hehehe, conhece cheiro de rola, né?
A: cacete, vem da sua boca!

abc

Caro 22:16, você provavelmente tem mais habilidade para nadar entre tubarões do que para contar piadas. Recomendo que mergulhe em uma piscina de tubarões antes que você tente ser engraçado novamente.

"O",

sei que é divertido apontar os absurdos dos nossos heterodoxos, mas acho que eles são "café pequeno".
Acho que quem merecia uma boa paulada é o Nassim Taleb. Tive o desprazer de ler o livro dele "A Lógica do Cisne Negro", e o achei muito perigoso, pois mistura grandes verdades com besteiras astronômicas, e por isso pode confundir e muito quem não tem domínio sobre os conceitos relacionados com a teoria econômica. Creio que esse livro dele tenha sido muito mais vendido (inclusive no Brasil) que qualquer coisa escrita por nossos heterodoxos.

Critica o Serrano. O Bresser só serve pra dar risada...

Zorberto

Prezado "O",

Sou aluno do ensino médio e tenho que decidir que curso de graduação farei. Sou super-dotado: mama e tata sempre me disseram que sou muito inteligente; não à toa meu Q.I. é de 150.

Estou indeciso entre fazer (i) engenharia eletrônica no ITA e posterior Ph.D. em economia na UCLA e (ii) graduação em economia em uma universidade pública e virar pós-keynesiano.

O que você me recomenda?

Caro aluno do ensino médio, essa decisão separa os meninos dos homens.

É o Irineu mesmo...é só puxar pelo e-mail.

Vcs já bateram mt em pós-keynesianos, batam agora num sraffiano (Serrano)

Talvez durante o fim de semana. Eu já li, mas o artigo é tão ruim que é difícil até ter por onde começar.

o "O" é...


um MERDA, que fica criticando os outros sem nunca ter publicado nada em revista nenhuma. Fez PhD em top 10? e dai? Economista bom é aquele que publica. Se vai falar mal dos outros em público, pelo menos mostra tua cara.

Henrique Lustosa

Porra de ranking merda este do repec ou sei la o que. Tem um cara que nao tem nada publicado e eh top 20.

Mas pior do que o 16 é o 24...

Você e seu blog são um emblema da falta de consciência crítica e até de cultura geral que o estudante ou economista ordinário possui no Brasil.

Que merda! Meu papai do Céu, amado... mas que lixo realmente. Isso é como uma econometria mal-feita com um recorte patético baseado em publicações. Até os grandes economistas ortodoxos ficaram de fora e o senhor ainda diz que concorda.

A sua falta de substância é completa e beira o ridículo. Espero eu que o senhor tenha sido efetivado como estagiário na OI e nos poupe de sua ignorânica.

Vá para a puta que pariu e boa noite.

Hã? Alguém te machucou por dentro?